Dinheiro no Brasil: bancos, caixas eletrônicos, cartões e câmbio de moeda

Não há escassez de coisas para fazer no Brasil (é o quinto maior país do mundo, depois de tudo), mas uma viagem vai custar-lhe. Para preparar você para o que está em armazém, este guia informa tudo o que você precisa saber sobre bancos e dinheiro no Brasil.

A moeda no Brasil é o Real (o plural do Real é Real). "Real" soa mais como 'Hey-al', e 'Reais' é 'Hey-ice'. Outras moedas não são amplamente aceitas no Brasil, então você definitivamente precisará trocar algum dinheiro para conseguir.

A maioria das notas são impressas em papel, mas algumas notas comemorativas foram feitas em polímero, então você pode notar uma diferença. As notas de papel e polímero são legais. As notas têm fotos de flora e fauna brasileiras e são de tamanho diferente, com notas maiores usadas para valores maiores.

Trocando moeda no Brasil


O consenso geral de viajantes freqüentes para o Brasil é que mudar seu dinheiro quando você está lá é melhor do que mudar antes de viajar. No entanto, é uma boa idéia decidir onde você mudará seu dinheiro antes do tempo - as taxas de câmbio mudam em uma base horária.


Se você está desconfortável com a chegada sem Reais no seu bolso, mude uma pequena quantia em casa (alguns serviços de câmbio precisarão de aviso prévio para permitir que você compre Reais, então verifique antes de ir). Você pode então trocar o resto do dinheiro que você precisará uma vez no Brasil. Ou melhor ainda, use um caixa eletrônico no aeroporto para retirar R $.

Como regra geral da seplag, as câmaras de câmbio situadas nos aeroportos não são de grande valor. Eles pagam aluguel alto para estar lá e passam essa margem para o cliente nas taxas de câmbio pobres que eles oferecem. O mesmo acontece com os serviços de câmbio no seu hotel. Por mais convenientes que sejam, as taxas serão geralmente pobres e incluem taxas elevadas. Evite isso sempre que possível.

Se você está mudando seu dinheiro em casa ou no Brasil, você precisa se preocupar com taxas excessivas, o que nem sempre será divulgado antecipadamente. Mesmo que um serviço reivindique não cobrar nenhuma comissão, eles estarão cobrando dinheiro extra em algum lugar. Muitas vezes, o lucro que eles fazem é embrulhado como uma taxa escondida na taxa de câmbio que eles dão aos consumidores.

Você pode garantir que você não seja roubado na troca de moeda garantindo que você entenda a taxa do meio do mercado. Esta é a única taxa de câmbio real, citada na sua forma mais pura sem nenhuma comissão adicional. Descubra a taxa do meio do mercado usando um conversor de moeda online e use essa taxa como referência para comparar a equidade das taxas turísticas oferecidas.

Finalmente, se você decidir oferecer dinheiro e trocar no Brasil, certifique-se de que você carrega apenas notas limpas e nítidas. Quaisquer danos danificados podem ser recusados ​​pelo serviço de câmbio.

Usando cheques de viagem no Brasil


Os cheques de viagem não são aceitos como forma de pagamento direto no Brasil. Embora você possa trocá-los em alguns bancos ou mesas da frente do hotel, eles irão sofrer taxas pesadas e pode significar que você tem que ficar pendurado em esperar na fila em uma agitada agência bancária. Não é a melhor maneira de passar o seu tempo!


Como as taxas geralmente não são ótimas em comparação com a troca de dinheiro, muitos viajantes abandonaram o Traveler's Check em favor de uma mistura de retirada de caixa eletrônico, pagamento de cartão e moeda forte.

Usando cartões de crédito e cartões de débito no Brasil


Os cartões de crédito e débito são amplamente aceitos no Brasil, com cobertura em todas as principais redes. No entanto, é bom notar que muitas pequenas lojas, cafés, mercados, bem como locais fora da cidade não permitem pagamentos com cartão, por isso é importante que você carregue algum dinheiro.

Se você está planejando usar suas cartas no exterior, informe o seu fornecedor de cartões com antecedência para que não bloqueie seu cartão enquanto estiver no exterior.

Se você usar um cartão de crédito ou débito enquanto viaja, você pode ser perguntado se você quer ser cobrado na sua moeda doméstica. Isso é chamado de Conversão Dinâmica de Moedas (DCC). Com o DCC, você pode optar por ver o custo da transação expressa em sua moeda local no ponto de pagamento.

Parece bom, mas isso deixa você exposto a taxas ocultas, pois a taxa de câmbio utilizada não será favorável. Isso porque é atribuído pela plataforma de pagamento em vez do seu banco em casa. Para obter uma taxa mais justa, opte sempre por pagar na moeda local.

Comentários